Subscribe Now
Trending News

Xavantina

Capa Portal Municipal de Turismo de Xavantina

Em 1920 iniciou-se o povoamento da localidade de Anita Garibaldi, com a chegada dos primeiros imigrantes de origem ítalo-brasileiro procedentes do Rio Grande do Sul, se estabelecendo sobre o traçado original dos lotes da colônia Rio Branco. Esta colonização se estruturou ao longo da estrada de ferro, recém construída, vinda de São Paulo em direção ao Rio Grande do Sul, por intermédio de empresas colonizadoras particulares.

A população é constituída basicamente por pessoas de cor branca, descendentes de italianos, poloneses e alemães.A maior parte de seus 4.400 habitantes dedica-se à agricultura, à suinocultura e à criação de gado leiteiro. A produção agropecuária é responsável por 95% do movimento que gera a arrecadação do município.

Existem duas versões da origem do Topônimo Xavantina: 1º Nome dado às indiazinhas pertencentes às tribos de índios Xavantes; 2º Homenagem a um colonizador, Sr. Possan, proprietário do primeiro automóvel, que possuía terras em Nova Xavantina, cidade do Mato Grosso. Xavantina detém o título de “Maior Produtor Per Capita de Suínos do Brasil”, com cerca de 73,5 cabeças por pessoa.

Dados do Município

Região Turística: Grande Oeste
Área: 216.688 km (IBGE/2010)
População: 3903 habitantes (IBGE/2013)
Latitude: 27°04’07
Longitude: 52°20’31
Altitude: 545 m
Cidades próximas: Arvoredo, Seara, Lindóia do Sul, Faxinal dos Guedes, Xanxerê.

Grande Oeste

Com paisagem campeira, parques ecológicos, cascatas, corredeiras e cânyons, a região é um convite à prática do ecoturismo e aos amantes das belezas naturais. As estâncias de águas termais, as propriedades de águas termais, além da cultura indígena caigangue completam o cenário desta região que é o maior centro agroindustrial de Santa Catarina e constitui-se na maior parte por municípios com menos de 10 mil habitantes.

IDMS de Xavantina

Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável

0.0000

 

Guia de Serviços

Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc… Conheça o guia completo de serviços de Xavantina.

Saiba Mais

Localização

O acesso é pela rodovia BR-282 até Xanxerê, depois acessar a SC-466 em direção ao Rio Grande de Sul.

O Aeroporto mais próximo é o situado no município de Chapecó, distante cerca de 51 km do Município de Xavantina.